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domingo, 25 de julho de 2010

NEGÓCIOS EMPRESARIAIS – TEXTO 03


O EMPRESÁRIO E A COMUNICAÇÃO


Esta semana falaremos de um grande mal que assola o empresariado brasileiro, o da falta de conhecimento em comunicação. Na verdade este é um mal antigo, que vem sendo resolvido aos poucos e que terá sido solucionado dentro de alguns anos.
Este mal que aflige o empresariado brasileiro descende dos bancos universitários, pois boa parte dos formandos em Administração de Empresas ou Economia não tiveram a menor noção sequer em Comunicação. Agora imagine que se o problema vem do nível superior, no comércio do dia-a-dia, entre os prestadores de serviços ou autônomos este mal já é uma epidemia.
Esta falha foi apontada pela colunista Sonia Racy, do jornal O Estado de São Paulo em abril de 2004, que destacou a falta de conhecimento mínimo dos graduandos em Administração de Empresas e Economia. A mesma colunista mostra que devido a esta falha, boa parte do empresariado brasileiro não coloca sua empresa nos rumos da comunicação, perecendo por causa disso.
Gostaria de complementar a citada colunista, frisando que os formandos desta categoria também não tem noções de Administração Pública. Atualmente tenho informações, ainda não confirmadas que a USP – Universidade de São Paulo, abriu curso de Administração Pública, o que certamente trará um novo ânimo ao ramo.
O que gera a falta de conhecimento em comunicação a um empresário ou empreendedor? Geralmente as empresas dirigidas por estes empreendedores ficam sem rumo, não

atingem o público alvo, não vendem o produto, não conseguem lucro e quando se vêem a beira do caos, chamam um profissional e exigem dele soluções imediatas, ou seja, que eles apaguem o incêndio de anos em dias.
Com o conhecimento necessário o empresário saberá o que fazer, quem chamar e o que deve ser solucionado, terá um direcionamento quanto ao público e o seu produto e os justos e bem vindos lucros.
NEGÓCIOS EMPRESARIAIS – TEXTO 02


O PODER DA COMUNICAÇÃO


Não podemos deixar de lado o poder da comunicação. É através dela que o homem chegou até onde chegou. Não quero discutir os caminhos que o homem traçou e nem para onde isto o levou. Quero apenas mostrar que pela comunicação se vai longe, o investimento é menor e muito mais lucrativo.
Rockfeller disse certa vez que se lhe restasse apenas um dólar no bolso, investiria em propaganda. A experiência mostrou a este famoso empresário americano que o poder da comunicação é infinito e que o resultado conseguido com o dinheiro investido, gera lucros formidáveis. É o famoso custo-benefício, onde se avalia o resultado mediante o gasto feito.
Inicio falando de uma maneira simplória; Você é um garoto e tem um álbum raro de figurinhas de futebol e precisa de dinheiro para comprar uma espingarda de pressão de última geração. O que faz para vendê-lo, grita na porta da sua casa que tem o álbum ou comenta o assunto com seus colegas de classe, com os amigos do futebol, os vizinhos e os entregadores da sua rua? Se você optar por gritar na porta de sua casa vai gastar garganta, ficar rouco e verá a espingarda na mão dos colegas e nunca na sua.
O comentário sobre a venda pode traduzir como a propaganda e para quem você está comentando diremos que é a faixa de público que você deseja atingir, pois não adianta comentar com a sua irmã ou prima ou para as amigas dela, pois você nunca irá vender o álbum.


O que vemos atualmente são empresários e empreendedores que montam negócios só porque o concorrente ganhou dinheiro, mas na verdade este empresário não sabe para quem irá vender e desconhece o que está vendendo.
O poder da comunicação se resume a mostrar que você deve direcionar o seu produto para o seu público alvo, mas isto sem antes descobrir que público alvo você quer atingir. Caso contrário você dará com os burros n’água e acabará virando estatística de concordata ou falência.
NEGÓCIOS EMPRESARIAIS – TEXTO 01


COMUNICAÇÃO É TUDO


A Comunicação é de suma importância para a Vida, o Homem e a Sociedade. Na verdade ela é o grande “boom” desde o século passado. Aliada as novas tecnologias, exerce papel fundamental juntamente com a Globalização e os novos caminhos que o ser humano tem traçado.
É apoiado nesta introdução que agradeço ao Editor deste periódico pela chance de escrever algo fora do meu dia-a-dia. Estou finalizando uma Pós-Graduação em Assessoria de Imprensa, Gestão da Comunicação e Marketing na Unitau – Universidade de Taubaté, especialização esta que foi bem dirigida para a Comunicação Empresarial.
Baseado nisto estaremos semanalmente escrevendo sobre Comunicação Empresarial, Gerenciamento de Crises, Mercado, Publicidade, Marketing, Atendimento, Comunicação Integrada, Planejamento de Mídia e muito mais.
Desejo passar uma noção de realidade ao empresariado local, mostrando os novos tempos, os caminhos e rumos que deve tomar. Falaremos sobre gafes e falhas que comumente acontecem e impedem um maior desenvolvimento, o progresso e conseqüentemente mais lucro ao empresariado, seja ele do comércio, da indústria e da prestação de serviços.
Estaremos abertos a críticas, opiniões, informações e dúvidas, pois o nosso maior objetivo é o de mostrar que o mercado é impessoal, é duro, não permite benevolência, tem penas extremas e ferozes, mas aceita jogo de cintura, negociação, entendimentos e parcerias.


Aos incautos e rebeldes sem causa um aviso: Escrever sobre Comunicação Empresarial não fere o Código de Ética do
Jornalista, que me proíbe de escrever do local onde trabalho, que é a Câmara Municipal de Caraguatatuba, ou seja, não seria ético escrever sobre política.