Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Jornalismo e Jornalistas sem futuro

No dia 7 de Abril comemorou-se o Dia do Jornalista. Como membro desta categoria há mais de 20 anos não vejo motivos para comemorar nada hoje.
Há pelo menos 10 anos os patrões de comunicação tem movido ações e conseguiram, retirar a obrigatoriedade do Diploma para o exercício da profissão.
A intenção é nítida; Desestabilizar a profissão, permitindo que pseudos profissionais sejam habilitados numa função que necessita de conhecimento técnico, erudito e científico para o seu exercício. Rebaixando o nível dos profissionais os patrões podem baixar os salários e com isso rebaixar a qualidade dos veículos, manobrar os pseudos profissionais, a informação e angariar mais e mais lucros com os mesmos preços cobrados atualmente.
O pior de tudo são os pseudos jornalistas, pobres coitados, infelizes e medíocres escrivinhadores que se acham jornalistas por terem escrito alguma poesia ou porque vêem na profissão a chance de assistir shows gratuitamente ou “carteirar” seguranças em festas ou eventos.
Jornalistas de verdade, com senso ético e conhecimento científico costumam dizer: “Com 10 linhas eu te levo ao céu, mas com 5 posso te mandar para o inferno”. Agora imagine este poder na mão de um pseudo jornalista, despreparado e empolgado como se fosse um profissional de verdade.
A classe, unida e em uníssono espera que o Congresso aprove lei que devolva o direito e a obrigação do Diploma, pelo bem da comunicação, pela qualidade da categoria e pelo respeito ao leitor/espectador/ouvinte.

E o Brasil descobriu a França e vice-versa

Hoje comemora-se o Descobrimento do Brasil. Há 510 anos Cabral chegava em Porto Seguro, mais precisamente na Baía Cabrália com suas caravelas e a idéia de conhecer as Índias e melhorar o comércio e as mercadorias para Portugal. Passados 5 Séculos Cabral não tinha noção no que se transformou o seu sonho.
Hoje também comemoramos o Dia da Força Aérea Brasileira que tem como seus maiores destaques o Correio Aéreo Nacional, projeto do finado Brigadeiro Eduardo Gomes e o desenvolvimento dos projetos dos caças Xavante e AMX com parceria italiana.
Falando em caças a FAB comemora o seu dia da Aviação de Caça que são os bravos pilotos que defendem o espaço aéreo brasileiro, com destaque para o Esquadrão Pampa, da Base Aérea de Canoas, especializados no pouso e decolagem em rodovias, ao 1º Comando de Caça da cidade de Anápolis, em Goiás, que dentre suas missões espantou terroristas Peruanos da selva Amazônica e escoltou o bombardeiro inglês Vulcan que estava com uma bomba armada e travada na saída do avião durante a Guerra das Malvinas.
Atualmente o Brasil, a FAB e a Aviação de Caça estiveram envolvidos numa polêmica sobre a escolha dos jatos para a nossa defesa aérea. Nesse imbróglio todo havia avião americano mais barato, mais famoso, experiente e sem repasse de tecnologia, jato francês predileto do Presidente Lula e caça Sueco mais caro com montagem de parque industrial e visita do Rei Carl Gustav ao país.
Neste dia desejamos que o Brasil descubra a sua melhor opção e que o estrangeiro vencedor descubra que esta é uma nação de futuro e com compromisso.

Brasília e Tiradentes: Tudo a Ver!!!

O mês de abril é memorável em termos de datas nacionais: Dia do Índio, Dia do Diplomata, Aniversário de Caraguá, Tiradentes, Morte de Tancredo Neves, Aniversário de Brasília e por aí vai.
Mas vamos nos deter a Brasília e Tiradentes, que comemoram hoje esta data. Analisemos como são parecidos. Tiradentes foi morto por defender a liberdade do Brasil. Brasília é a capital do Brasil, foi construída como símbolo de progresso e abriga cenas e mais cenas de corrupção e má administração.
Tiradentes foi delatado por seus companheiros e ficou sozinho como traidor. Brasília teve políticos delatados por seus companheiros que ficaram sozinhos como únicos corruptos.
Como pena, Tiradentes foi decapitado e teve partes de seu corpo espalhados como forma de amedrontar os futuros traidores. Em Brasília qualquer verba nasce com 100% e vai sendo picotada até sua cidade final como forma de mostrar a versão inversa de Robin Hood.
Tiradentes construiu sua vida baseando-se na democracia e na liberdade. Brasília foi construída para acalentar o ego de um presidente dito futurista e construída sem qualquer controle, fomentando na época piadas até de duplas caipiras.
Enfim Brasília e Tiradentes são casos diferentes e únicos que devem ser analisados no sentido que devemos incentivar os democratas e criticar os corruptos, para que no futuro possamos mudar o rumo deste texto.

Parabéns Caraguatatuba!!!

Caraguatatuba bonita, esplendor de beleza rara, Caraguatatuba onde habita o cortês e gentil Caiçara, que há 43 anos sofreu com a Catástrofe, perdeu tudo que tinha, mas não deixou de lado a cortesia e a gentileza.
O Caiçara de tão gentil, cortês e educado está sumindo do mapa e desaparecendo nas pesquisas sobre moradores nativos.
O gentil e cortês Caiçara nunca se interessou pelo poder ou em dominar sua cidade, deixando as portas da cidade e o coração abertos para quem o desejasse.
O Caiçara gentil e cortês sempre foi apaixonado pelo mar, pelos seus encantos e recantos, praias, cachoeiras, lagoa azul, os peixes e uma boa pescaria.
O Caiçara nunca foi oprimido em sua terra como alguns pseudos intelectuais propagam, ele sempre deixou a mercê do destino o caminho que irá levar e que lhe foi reservado.
Com o tempo o cortês Caiçara e gentil viu sua terra adquirindo gostos e manias esportivas, como o Vôo Livre, Kart, Surf, Paraglider, dentre outros.
Hoje em dia a cidade está habitada por aposentados, engenheiros, técnicos e trabalhadores especializados em Petróleo e Gás, que estão dando um novo rumo e combustível para a cidade.
O Caiçara, seja ele gentil, cortês, educado, aberto ou sincero quer apenas que amem e cuidem da cidade como ele sempre fez para que neste dia ele possa dizer com o peito cheio de alegria: “PARABÉNS CARAGUÁ!!!!”

O Índio comemora o seu dia

Hoje é o dia do Índio. Eles (os Silvícolas) já foram chamados de Verdadeiros Brasileiros, de Verdadeiros Donos do Brasil, os Primeiros Brasileiros, os Donos desta terra e por aí vai. Infelizmente alguns valores foram alterados e por isso alguns conceitos distorcidos, o que me leva a crer que apenas os índios estão comemorando o seu dia e com champanhe francesa e cardápio especial.
Desde pequeno ouço dizer que o índio foi massacrado em sua terra, que o Português foi o invasor, colonizador e o que cometia as piores atrocidades e os maiores massacres contra os peles vermelhas. Com o tempo isso foi mudando.
Hoje o Índio é respeitado, visto como um irmão, como o dono da casa que merece respeito, como alguém que precisa de interação e que pode repassar a sua experiência e conhecimento.
Os índios conseguiram tanto poder que hoje aumentaram suas reservas, foram até o STF (Supremo Tribunal Federal) e determinam as regras ambientais da região, além de negociar com representantes dos governos americanos, inglês, francês e alemão o trânsito em suas áreas e a retirada de seus valores naturais para pseudas pesquisas em detrimento da soberania nacional.
Já se foi o tempo em que protegíamos e festejávamos com eles o seu dia. Atualmente são eles que comemoram!!!