Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de julho de 2010

NEGÓCIOS EMPRESARIAIS – TEXTO 15


A Pesquisa


Este texto é dedicado ao mais primordial, ao mais importante mecanismo ligado a Comunicação, ao Comércio e aos Produtos. Trata-se da Pesquisa. Sem ela e a usamos diariamente, nenhum empresário ou empreendedor terá certeza de sucesso com o lançamento ou manutenção de seu produto, comércio ou prestação de serviço no mercado.
A Pesquisa é importante. Digo até que é mais importante do que o próprio produto, pois de nada adiantará ter dinheiro e uma idéia na cabeça, se a pesquisa indicar que nada dará certo.
É através da Pesquisa que o empresário ou empreendedor coletará os dados necessários sobre o produto, localização do estabelecimento, qual segmento de mercado irá atender, qual a média de preços que serão praticados e quais promoções deverá realizar para entrar e manter-se entre os líderes de mercado.
Quando digo que a Pesquisa é importante e a usamos diariamente, não estou escrevendo demagogias, mas sim afirmações. Veja estes exemplos: Quando você vai fazer compras no supermercado não procura os produtos com menor preço? Quando vai viajar não procura saber qual a operadora que oferece o melhor preço e a melhor cidade para visitar? E quando você fica paquerando aquela garota bonita, você não pergunta dela para seus amigos e amigas e depois que a conhece, não faz perguntas para conhecê-la melhor? Isto tudo é pesquisa, da mais simples é obvio, mas não deixa de ser pesquisa.
Existem vários tipos de Pesquisa e a mais usada para produtos, comércio e serviço é a Pesquisa de Campo. O próprio nome já diz é o tipo de pesquisa aonde pessoas vão as ruas saber a opinião sobre determinado assunto. Veja outros exemplos: Os candidatos ficam

sabendo se os eleitores votam nele ou não através de pesquisa. As operadoras de celular lançam pacotes promocionais pois obtêm através de pesquisa que os usuários estão reclamando dos altos preços. Um determinado produto é lançado em algum lugar quando a pesquisa descobre que lá existe o segmento de mercado que a utiliza.
O que se vê atualmente são pessoas que abrem comércios e lançam produtos sem procurar fazer uma Pesquisa. O resultado disso certamente será prejuízo e o fechamento do estabelecimento em menos de 2 anos, média nacional dos empreendedores que confiam em dogmas ultrapassados e arcaicos.
Mas, será que qualquer empreendedor pode realizar uma Pesquisa? Claro que sim, pois os preços variam muito e não agridem o seu bolso. É claro que contratar empresas de renome no ramo vão lhe custar muito caro, mas existem empresas de menor porte que podem lhe proporcionar um bom trabalho por valores accessíveis. Quer outro exemplo? O jornal que publica estes textos semanalmente, o NOROESTE NEWS!!! Este semanário pesquisa periodicamente o gosto de seus leitores e já realizou diversas pesquisas e com prêmio aos participantes.
Finalizando, não esqueça de usar a pesquisa toda vez que for realizar algum ato vinculado a Comunicação Empresarial e ao produto que vende. Caso contrário você irá reclamar muito da dor de cabeça.

Nenhum comentário: