NEGÓCIOS EMPRESARIAIS – TEXTO 25
A Concorrência
Em nossa série de textos abordamos vários assuntos ligados ao empresariado e a Comunicação Empresarial. Já falamos sobre lançamento de produto e o texto desta vez abordará o mesmo assunto, só que de um prisma diferente, ou, como se diz na imprensa, “com um outro gancho”. Vamos falar sobre o que deve ser feito para entrar no mercado e de saída ter um concorrente forte para disputar a liderança.
Antes de tudo vamos explanar sobre o que é concorrente. Concorrente ou concorrência é aquele empreendimento que venda ou comercialize o mesmo produto que você ou atenda o mesmo segmento de mercado que o seu ou ainda esteja em local mais privilegiado que o seu, desfavorecendo-o nas vendas.
Vamos lembrar de textos anteriores e falar sobre mercado. O mercado é impessoal, não tem amigos ou simpatizantes. O prêmio em questão é a liderança e conseqüentemente dinheiro e mais dinheiro, lucros sempre altos e maiores. O mercado é exigente e aplica penas fortes para quem não se adapta, perde espaço ou comete erros.
Entremos no assunto. Você quer lançar um produto e já tem um concorrente. Ele (concorrente) é forte no mercado, tem nome, experiência e tempo de serviço dedicado aos clientes, que na sua maioria são fiéis. Não importa o segmento que ele atende, visto que você também o quer. Sua missão é conquistar uma parte deste mercado, uma fatia destes clientes ou a sua totalidade.
Como dizia Jack o Estripador, vamos por partes: Antes de disputar o mercado com este concorrente, é preciso saber se você tem conhecimento de comércio, indústria ou prestação de serviço ou, melhor ainda, se tem conhecimento do ramo escolhido para disputar com ele, pois não adianta nada escolher um comércio para tentar a
vida e ganhar um dinheiro suado se não conhece nada do ramo escolhido.
Se você está chegando depois é bom frisar que irá gastar mais, perder mais tempo, suar mais e trabalhar dobrado para tentar conquistar uma fatia de mercado. Eu disse uma fatia e não a totalidade e isto você não conseguirá.
Vamos a um exemplo: Uma casa que vende frango assado recebe um concorrente na loja ao lado. Obviamente o novo concorrente está vazio e vende bem menos, mas porque? Experimente vender mais barato e oferecer mais produtos com melhor qualidade, a título de lançamento, como forma de abocanhar parte do mercado. Após isso você retorna aos preços de mercado e mantêm a qualidade e o mix de produtos oferecidos. Para isso eu friso que você deve conhecer o ramo que está atuando, bem como o que o seu concorrente mais antigo oferece, para poder apresentar produtos melhores e com mais qualidade.
Lembre-se, dinheiro não cai do céu e o mercado não acalenta os derrotados, pois o seu concorrente não merece outra colocação que não seja o segundo lugar.
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